5 planetas além do Sistema Solar

Assim como o nosso Planeta Terra, somos apenas uma pequena gota no vasto Oceano do Universo, que ainda é amplamente desconhecido pelo ser humano. Desde a escola, aprendemos sobre o Sistema Solar, onde a Terra está localizada, mas você já ouviu falar dos incríveis planetas que existem além dele? De acordo com a NASA, existem mais de cinco mil! No vídeo de hoje, vamos apresentar alguns exemplos fascinantes.

Planeta em processo de deterioração

Esse exoplaneta está situado a uma distância de cerca de um mil e quinhentos anos-luz da Terra, mas está extremamente próximo à estrela em órbita – ele leva apenas quinze horas para completar uma volta ao redor dela! Essa proximidade está levando à sua deterioração, porém os cientistas estimam que levará pelo menos cem milhões de anos para que ele desapareça completamente.

Planeta extremamente escuro

Conhecido como TrES-2b, esse planeta tem dimensões semelhantes às de Júpiter e recebeu o apelido de “Planeta Negro” devido à sua cor mais escura que o carvão. Uma das razões para sua escuridão é a distância em relação à sua estrela hospedeira, que o aquece a uma temperatura de mais de quatro mil e oitocentos graus celsius. Além disso, sua atmosfera contém elementos químicos que absorvem a luz em vez de refleti-la.

PH1

Descoberto em dois mil e onze, esse gigantesco exoplaneta gasoso é seis vezes maior que a Terra e possui a incrível peculiaridade de orbitar quatro sóis! Embora seja comum que várias estrelas orbitem entre si, essa foi a primeira vez que um planeta foi identificado em uma tal configuração, despertando grande curiosidade científica. Como ele conseguiu se formar nesse ambiente complexo?

Planeta errante

Esse estranho planeta, conhecido como CFBDSIR2149, foi encontrado vagando pelo espaço sem estar em órbita de qualquer estrela. Localizado a uma distância de cento e trinta anos-luz da Terra, encontra-se na região conhecida como Associação Estelar de AB Doradus. Com uma idade estimada entre cinquenta e cento e vinte milhões de anos, esse gigante planetário possui uma massa quatro a sete vezes maior que a de Júpiter.

Planeta de Diamante

O planeta 55 Cancri é verdadeiramente valioso. Descoberto em dois mil e doze, sua superfície é composta não de granito e água, mas sim de grafite e diamante! Com o dobro do tamanho e oito vezes a massa da Terra, possui uma temperatura de superfície de aproximadamente seis mil graus celsius. Alguém aí estaria interessado em fazer mineração por lá?

Tags: | |

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe uma resposta