Muito além de toda a simbologia que o envolve para falar de sentimentos, o coração é o órgão mais importante do corpo humano. É ele que bombeia o sangue que permite o funcionamento de todos os nossos outros órgãos, inclusive o cérebro.
Que não dá pra sobreviver sem um coração é bem óbvio, mas existem outras características que tornam esse poderoso órgão ainda mais fascinante. Para descobrir, assista o vídeo até o final e conheça.
O coração é o órgão principal do nosso sistema cardiovascular, e faz o sangue circular por todo o corpo de maneira contínua. E o dito sistema cardiovascular, também chamado de sistema circular, é o conjunto do coração e de vários casos sanguíneos. O sangue circula por esse sistema em dois circuitos: o pulmonar, que é quando o sangue é bombeado para os pulmões e volta para o coração, e o sistêmico, em que o sangue corre por todo o organismo.
O coração de um adulto pesa entre duzentos e cinquenta gramas e tem em média doze centímetros. Sua camada mais interna se chama endocárdio, seguida de uma camada intermediária chamada miocárdio, que auxilia na contração e relaxamento. Já o pericárdio é uma membrana que envolve e protege o coração e as raízes dos vasos.
Ele também tem quatro cavidades que são espécies de câmaras para receber e bombear o sangue, sendo essas cavidades dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são os que recebem o sangue, e os ventrículos os que bombeiam-no para outros locais.
Além dessas cavidades, também existem quatro válvulas, sendo duas válvulas atrioventriculares, a válvula semilunar pulmonar e a válvula semilunar aórtica. Essas válvulas regulam a passagem de sangue entre as cavidades do coração.
O fluxo de sangue acontece da seguinte forma:
-O sangue que vem de todas as partes do corpo, exceto pulmão, chega ao coração pelo átrio direito;
-Em seguida esse sangue vai para o ventrículo direito e é levado até os pulmões pela artéria pulmonar;
-Nos pulmões, o sangue pobre em oxigênio é transformado em sangue rico em oxigênio em um processo chamado Hematose, e depois ele segue por veias pulmonares até o átrio esquerdo e então flui para o ventrículo esquerdo;
-Na última etapa, o ventrículo esquerdo bombeia o sangue pela artéria aorta para todas as partes do corpo, exceto o pulmão.
Aprenda a montar seu próprio negócio na internet
Algumas curiosidades:
-Seu coração já começa a bater na quarta semana de gestação, quando ainda é um amontoado de células.
-O coração gera seu próprio impulso elétrico, sem depender do cérebro.
-O sangue é bombeado para o corpo todo em menos de um minuto.
-O coração da mulher é mais acelerado que o homem, fazendo em média oito batidas a mais por minuto.
-Pessoas apaixonadas tendem a sincronizar as batidas de seus corações – é poético, mas é real.
1 Comment