O que é mirra na Bíblia

A mirra é uma resina aromática que era muito valorizada na antiguidade, tanto por suas propriedades medicinais quanto por seu uso em rituais religiosos. Na Bíblia, a mirra é mencionada em várias ocasiões, desde o nascimento até a morte de Jesus Cristo, passando pelo Tabernáculo e pelo Templo de Salomão. Neste artigo, vamos explicar o que é mirra na Bíblia, para que serve e qual o seu significado e simbolismo.

O que é mirra na Bíblia?

A palavra “mirra” traduz o hebraico mor no Antigo Testamento e o grego smyrna no Novo Testamento. A mirra mencionada com mais frequência na Bíblia era uma resina extraída de um arbusto espinhoso encontrado principalmente na região do sul da Arábia e na África Oriental. A resina é um líquido amarelo claro que pode ser obtido através de uma incisão na casca do arbusto. Esse líquido endurece rapidamente após ser extraído do arbusto, formando pequenos grãos ou pedaços de cor avermelhada ou marrom.

A mirra tinha um aroma agradável e um sabor amargo, e era usada para diversos fins na antiguidade. Ela era um ingrediente de perfumes, cosméticos, incensos, óleos de unção, medicamentos, embalsamamentos e ofertas. A mirra era considerada uma especiaria nobre e cara, e fazia parte do comércio internacional entre os povos do Oriente Médio, da África e da Ásia.

Para que serve a mirra na Bíblia?

A Bíblia destaca o uso da mirra em suas mais variadas aplicações. Em vários textos, a mirra é mencionada como um importante cosmético. No livro de Ester, por exemplo, lemos que a mirra foi utilizada na preparação das moças que iriam ser apresentadas ao rei Assuero (Ester 2:12). A mirra também era usada para perfumar as roupas, os leitos e os cabelos, como vemos nos livros de Salmos, Provérbios e Cantares (Salmos 45:8; Provérbios 7:17; Cantares 1:13; 3:6; 5:1,5,13).

A mirra também era utilizada na medicina, provavelmente para compor soluções balsâmicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas. Talvez tenha sido com esse sentido que a mirra estava na composição da mistura que foi oferecida a Jesus durante a crucificação. Sobre isso, o evangelista Marcos registra: “E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou” (Marcos 15:23). Essa mistura provavelmente tinha algum efeito anestésico, pelo fato de entorpecer a pessoa.

A mirra também era utilizada na preparação dos corpos para o sepultamento. Isso, no entanto, não acontecia com qualquer pessoa. Apenas os corpos das pessoas mais abastadas, importantes ou integrantes da realeza é que eram preparados com mirra. O corpo de Jesus também foi preparado para o sepultamento com um composto de mirra e aloés, trazido por Nicodemos. O valor desse composto certamente foi muito alto, pois a Bíblia diz que Nicodemos levou quase cem libras desse produto, o que representava cerca de trinta e cinco quilos (João 19:39-40).

A mirra também era utilizada em rituais religiosos, especialmente no Antigo Testamento. A mirra era um dos ingredientes do óleo da santa unção, que era usado para consagrar o Tabernáculo, os utensílios sagrados, os sacerdotes e os reis de Israel (Êxodo 30:23-25). A mirra também era usada como incenso, que era queimado no altar de ouro, diante do véu que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos (Êxodo 30:34-38). A mirra também era oferecida como um presente a Deus, juntamente com o ouro e o incenso, como vemos na história dos reis magos, que visitaram Jesus algum tempo depois de seu nascimento (Mateus 2:11).

Veja aqui: Como viajar para qualquer lugar do mundo quase de graça

Qual o significado e simbolismo da mirra na Bíblia?

opened book in selective focus photography
Photo by Luis Quintero on Pexels.com

A mirra na Bíblia tem um significado e um simbolismo profundos, que vão além do seu uso prático. A mirra representa a alma imaculada e íntegra, que exala um perfume agradável a Deus. A mirra está relacionada à fé, à esperança e à compaixão, sendo usada em ambientes de meditação e em rituais de bênçãos, purificação, cura e proteção.

A mirra simboliza o amor e a força, uma vez que tem origem numa árvore que frutifica em meio à aridez e porque sua extração envolve romper com vigor o caule da planta. A mirra diz respeito à essência feminina do Cosmos e à compreensão plena. A mirra desperta virtudes como fraternidade, otimismo e harmonia. A mirra representa libertação, mudança e evolução espiritual.

A mirra na Bíblia também está associada à vida e à morte de Jesus Cristo, o Messias prometido. A mirra foi um dos presentes que Jesus recebeu dos reis magos, simbolizando a sua humanidade e a sua missão sacrificial. A mirra foi oferecida a Jesus na cruz, simbolizando o seu sofrimento e a sua rejeição. A mirra foi usada para embalsamar o corpo de Jesus, simbolizando a sua honra e a sua ressurreição. A mirra é, portanto, um símbolo de Cristo, o ungido de Deus, que veio ao mundo para salvar a humanidade.

Conclusão

A mirra na Bíblia é uma resina aromática que era muito valorizada na antiguidade, tanto por suas propriedades medicinais quanto por seu uso em rituais religiosos. A mirra na Bíblia tem um significado e um simbolismo profundos, que vão além do seu uso prático. A mirra representa a alma imaculada e íntegra, que exala um perfume agradável a Deus.

A mirra está relacionada à fé, à esperança e à compaixão, sendo usada em ambientes de meditação e em rituais de bênçãos, purificação, cura e proteção. A mirra simboliza o amor e a força, uma vez que tem origem numa árvore que frutifica em meio à aridez e porque sua extração envolve romper com vigor o caule da planta.

A mirra diz respeito à essência feminina do Cosmos e à compreensão plena. A mirra desperta virtudes como fraternidade, otimismo e harmonia. A mirra representa libertação, mudança e evolução espiritual. A mirra na Bíblia também está associada à vida e à morte de Jesus Cristo, o Messias prometido. A mirra foi um dos presentes que Jesus recebeu dos reis magos, simbolizando a sua humanidade e a sua missão sacrificial.

A mirra foi oferecida a Jesus na cruz, simbolizando o seu sofrimento e a sua rejeição. A mirra foi usada para embalsamar o corpo de Jesus, simbolizando a sua honra e a sua ressurreição. A mirra é, portanto, um símbolo de Cristo, o ungido de Deus, que veio ao mundo para salvar a humanidade.

Então é isso pessoal. Se você quiser saber mais sobre outros assuntos relacionados à curiosidades, dicas, tecnologia e muito mais, continue acompanhando o nosso blog.

Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe uma resposta