Truques dos supermercados para o cliente comprar mais

Realizar compras no supermercado, para além de ser uma necessidade, é um hábito enraizado. Mesmo em uma era em que os aplicativos e serviços de compras nos proporcionam a conveniência de fazer tudo a partir de casa, muitas pessoas ainda preferem ir pessoalmente para escolher os produtos, seja por considerarem mais seguro, seja pelo prazer de selecionar as mercadorias.

No entanto, você sabia que a sensação de bem-estar que experimentamos dentro de um supermercado pode ser resultado dos truques conhecidos por vitrinistas e gestores de marketing? Assista ao vídeo até o final e descubra como eles influenciam suas compras.

Ambiente

Os supermercados são sempre vibrantes em cores e têm uma música suave e agradável. O objetivo é criar um ambiente acolhedor que estimule o cliente a permanecer mais tempo e comprar mais.

Ausência de relógios

Na próxima vez que visitar um supermercado, observe que não há relógios visíveis. Isso é intencional para fazer com que o cliente perca a noção do tempo e acabe ficando mais tempo na loja. Em alguns mercados, as janelas opacas impedem a visualização do entardecer/anoitecer, contribuindo para esse truque.

Itens importantes no fundo

Produtos de primeira necessidade, como carnes e verduras, são colocados no fundo da loja. Dessa forma, o cliente precisa percorrer toda a loja para alcançar esses itens, expondo-se a outros produtos e aumentando as chances de encontrar algo que lhe interesse.

Áreas de entretenimento

Alguns supermercados maiores possuem cafeterias ou áreas de alimentação. Essa é mais uma estratégia para fazer com que o cliente permaneça mais tempo na loja, convidando-o a relaxar e até mesmo fazer uma refeição no local.

Produtos em destaque

Os supermercados têm produtos em destaque que variam e são colocados logo na entrada. Geralmente, esses produtos estão com preços baixos e são posicionados em locais de destaque para que sejam facilmente visualizados e vendidos, pois poderiam passar despercebidos se estivessem nas suas prateleiras habituais. Outra tática eficiente é oferecer degustação de alimentos. Nada melhor para vender um doce ou salgado do que permitir que o próprio cliente experimente e comprove a sua qualidade.

Carrinhos grandes

Os carrinhos de compras de tamanho grande não estão lá apenas para evitar que você carregue peso. Se você colocar poucos itens no carrinho, ele parecerá vazio e você terá a sensação de que algo está faltando, o que o levará a pegar mais produtos para preenchê-lo.

Combinações

Itens que “combinam” são posicionados próximos uns dos outros, como um estímulo adicional para que você compre mais do que o planejado. Assim, é comum ir comprar cerveja e se deparar com snacks próximos, ou comprar shampoo e encontrar cremes em promoção ao lado.

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Organização das prateleiras

Os itens mais populares são sempre posicionados ao nível dos olhos da maioria dos consumidores, enquanto os mais baratos ficam na parte inferior. Isso faz com que você encontre primeiro o produto mais apetitoso (e caro) antes de conseguir localizar aquele mais barato que estava procurando.

No caixa

Sabe aquelas balas, chocolates, isqueiros e outras pequenas compras aleatórias que ficam próximas ao caixa? São itens que geralmente são comprados por impulso e são estrategicamente colocados para chamar sua atenção enquanto você aguarda na fila para pagar suas compras.

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