A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais famosos do mundo. Ela representa a Deusa romana “Libertas”, simboliza a liberdade, a democracia e a esperança do povo estadunidense, e foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em mil novecentos e oitenta e quatro.
Veja também: Como Viajar Quase de Graça para qualquer lugar do mundo: Clique Aqui
Na mão direita erguida ela segura uma tocha, e na esquerda a Declaração da Independência dos Estados Unidos com a data do ocorrido: quatro de julho de mil setecentos e setenta e seis.
Localizada em Liberty Island, em Manhattan, Nova York, a estátua é avistada de vários locais da cidade.
É bem maior que o nosso Cristo Redentor – enquanto o Cristo mede quarenta metros de altura, a Estátua da Liberdade mede cerca de noventa e cinco metros. É o segundo maior monumento do mundo, perdendo apenas para a estátua do Buda no Templo da Primavera, na China, que tem mais de cento e cinquenta metros de altura.
O monumento foi projetado pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi e o engenheiro Gustave Eiffel, que também trabalhou no projeto da Torre Eiffel, em Paris. Seu estilo é neoclássico, e foi construída em cobre, aço e cimento.
Presente dos franceses em comemoração ao centenário da Independência dos Estados Unidos em mil novecentos e oitenta e seis, foi construída em Paris e suas trezentas e cinquenta peças foram enviadas de navio ao local de destino. A inauguração foi em vinte e oito de outubro de mil oitocentos e oitenta e seis, em Nova York.
Leia Também: 30 Curiosidades sobre Austrália
Algumas curiosidades:
-Há diversas réplicas da Estátua da Liberdade pelo mundo, como na França, no Japão e no Brasil.
-Apesar de não ser a maior estátua do mundo, é a mais pesada: Pesa cerca de duzentos e vinte e cinco toneladas.
-É o ponto turístico mais emblemático e visitado de Nova York. Recebe de três a quatro milhões de visitantes.
-O acesso ao local é feito por barcos ou balsas.
-Para visitar a Estátua é necessário subir as escadas. Para subir ao pedestal são duzentos e quinze degraus, mais trezentos e cinquenta e quatro até a Coroa.
-O rosto da estátua foi inspirado no rosto da mãe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi.
-Na coroa da estátua existem vinte e cinco janelas as quais simbolizam as joias encontradas naquelas terras. Já os sete raios da coroa representam os sete continentes e os sete mares do mundo.
3 Comments