Animais que já existiram e foram extintos. seja pela intervenção humana na natureza ou outras causas, ao longo dos séculos muitos animais foram extintos – ou seja, existiam, mas deixaram de existir.
A contaminação do solo, da água, do ar, destruição de habitats, mudanças climáticas, utilização de substâncias tóxicas, além da caça predatória e da pesca, são alguns dos principais motivos para o fim dessas espécies.
A lista de animais que já passaram pelo planeta terra é muito extensa. Veja a seguir uma lista com dez animais que foram extintos do planeta com o passar dos anos.
Ebook 10 Maneiras De Atrair As Coisas Que Você Realmente Deseja na Sua Vida
10 Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger)
Apesar de na natureza já ser considerada extinta há mais de cento e cinquenta anos, o último exemplar vivo dessa espécie morreu no ano de dois mil e doze, onde vivia em cativeiro. As Tartaruga gigantes de Galápagos viviam por mais de cem anos, e atualmente pesquisadores do mundo todo realizam estudos para recuperar a espécie a partir da extração de seu DNA.
9 – Limpa-folha-do-Nordeste (Philydor novaesi)
O limpa-folha-do-Nordeste era uma ave considerada de pequeno porte, com cerca de vinte centímetros de comprimento. Vivia na Mata Atlântica, e foi visto pela última vez no ano de dois mil e onze, quando foi considerado extinto.
8 – Foca-monge-do-caribe (Monachus tropicalis)
Considerada extinta por volta do ano de dois mil e oito, a Foca-monge-do-Caribe é um mamífero que costumava habitar o mar do Caribe. A caça para utilização da pele e fins alimentícios foi a principal causa para a extinção dessa espécie.
Leia também: 30 Curiosidades Sobre Austrália
7 – Golfinho-do-rio-chinês (Lipotes vexillifer)
Extinta em dois mil e sete, essa espécie também era conhecida como o Golfinho-lacustre-chinês. A intervenção do homem na natureza – que provocou desequilíbrios como poluição das águas, navegação excessiva e caça indiscriminada – foram a principal causa da extinção dessa foca.
6 – Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
Habitante da caatinga nordestina, a Ararinha-azul felizmente tem diversas associações que fomentam projetos para sua recuperação. Embora tenha sido considerada extinta no ano 2000, existem algumas vivas em cativeiros no Brasil, Alemanha, Espanha e Qatar.
Veja também: Como montar um negócio Lucrativo na Internet Passo a Passo. Clique Aqui
5 – Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Ele foi o primeiro a ser considerado extinto por duas vezes. A primeira foi na década de oitenta, quando algumas espécies foram colocadas em cativeiro para contribuírem com a realização de programas de reprodução. Porém, sua última espécie viva veio a falecer em 1997. Habitava o norte da Espanha e o Sul da França.
4 – Tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica)
Extinto por volta de 1994, esta espécie de tigre era nativa da Ilha de Java, na Indonésia. A expansão da agricultura levou à perda de muito de seu habitat, sendo a principal causa de sua extinção.
3 – Tubarão-lagarto (Schroederichthys bivius)
Em mil 1998, foi visto o último exemplar do Tubarão Lagarto. A principal causa relacionada à sua extinção foi o tráfego intenso de navios no local em que o animal vivia e se reproduzia, além da terrível poluição dos oceanos.
2 – Rato-candango (Juscelinomys candango)
Endêmico do cerrado brasileiro, o Rato-candango habitava a região do Planalto Central.
A degradação de seu habitat, causada pela construção da cidade de Brasília, foi considerada a causa principal de sua extinção, ocorrida em mil novecentos e sessenta.
1 – Quagga (Equus quagga quagga)
Infelizmente o último dessa espécie morreu no zoológico de Amsterdam, em 1883. O quagga era uma espécie de zebra que habitava a África do Sul no século dezenove e foi extinta em decorrência da caça por sua pele e couro.
ASSISTA, CURTA E COMENTE O VÍDEO:
Leia também: 10 animais mais perigosos da Austrália
4 Comments