10 dicas e procedimentos de segurança para smartphone

Você sabia que o seu smartphone pode ser alvo de hackers, vírus, golpes e roubos? Pois é, o seu aparelho não é apenas um dispositivo para se comunicar, se divertir e se informar, mas também uma porta de entrada para os seus dados pessoais, financeiros e profissionais. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados para proteger o seu smartphone e a sua privacidade. Neste artigo, eu vou te mostrar 10 dicas e procedimentos de segurança para smartphone que você precisa saber e seguir. Confira:

Veja também: o Segredo para qualquer brasileiro aprender a conversar em inglês sem precisar morar nos Estados Unidos! Acesse aqui

1. Use uma senha forte e complexa

A primeira dica é usar uma senha forte e complexa para desbloquear o seu smartphone. Evite senhas óbvias, como datas de aniversário, sequências numéricas ou letras, ou nomes de pessoas ou animais. Prefira senhas que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, e que tenham pelo menos oito caracteres. Além disso, não use a mesma senha para diferentes contas ou serviços, e troque-a periodicamente.

2. Ative o bloqueio automático

A segunda dica é ativar o bloqueio automático do seu smartphone, que faz com que ele se bloqueie após um tempo de inatividade. Assim, você evita que alguém acesse o seu aparelho sem a sua permissão, caso você o esqueça desbloqueado ou o perca. Você pode configurar o tempo de bloqueio automático nas configurações de segurança do seu smartphone, e escolher entre alguns segundos ou minutos.

3. Instale um antivírus

A terceira dica é instalar um antivírus no seu smartphone, que é um programa que detecta e elimina possíveis ameaças, como vírus, malwares, spywares e ransomwares. Essas ameaças podem infectar o seu aparelho através de aplicativos, sites, e-mails ou mensagens, e podem roubar ou danificar os seus dados, ou até mesmo travar o seu smartphone. Existem vários antivírus gratuitos e pagos disponíveis para Android e iOS, como o Avast, o Kaspersky, o Norton e o McAfee.

4. Atualize o sistema operacional e os aplicativos

A quarta dica é atualizar o sistema operacional e os aplicativos do seu smartphone sempre que houver novas versões disponíveis. Essas atualizações trazem melhorias de desempenho, correções de bugs e falhas, e novos recursos de segurança, que podem prevenir ou resolver possíveis problemas ou vulnerabilidades. Você pode verificar as atualizações nas configurações do seu smartphone, ou nas lojas de aplicativos, como a Google Play Store ou a App Store.

5. Não instale aplicativos de fontes desconhecidas

10 dicas e procedimentos de segurança para smartphone

A quinta dica é não instalar aplicativos de fontes desconhecidas, ou seja, de fora das lojas oficiais de aplicativos, como a Google Play Store ou a App Store. Esses aplicativos podem não ter sido verificados ou aprovados pelas empresas responsáveis, e podem conter vírus, malwares ou outros tipos de ameaças, que podem comprometer a segurança e o funcionamento do seu smartphone. Além disso, evite instalar aplicativos piratas, falsos ou modificados, que podem violar os direitos autorais ou as políticas de uso dos aplicativos originais.

6. Não clique em links ou anexos suspeitos

A sexta dica é não clicar em links ou anexos suspeitos que você receber por e-mail, mensagem, rede social ou outro meio. Esses links ou anexos podem levar a sites ou arquivos maliciosos, que podem infectar o seu smartphone com vírus, malwares ou outros tipos de ameaças, ou que podem tentar roubar os seus dados ou dinheiro, através de golpes ou fraudes. Antes de clicar em qualquer link ou anexo, verifique a origem, o conteúdo e a veracidade da mensagem, e desconfie de ofertas muito boas ou urgentes.

7. Não use redes Wi-Fi públicas ou abertas

A sétima dica é não usar redes Wi-Fi públicas ou abertas, que são aquelas que não exigem senha ou cadastro para se conectar, como as de shoppings, cafés, aeroportos ou hotéis. Essas redes podem não ser seguras, e podem permitir que hackers ou bisbilhoteiros interceptem ou roubem os seus dados, como senhas, cartões, e-mails ou mensagens. Se você precisar usar essas redes, evite acessar sites ou aplicativos que envolvam dados sensíveis ou confidenciais, ou use uma VPN, que é um serviço que criptografa e protege a sua conexão.

8. Ative o rastreamento e o bloqueio remoto

A oitava dica é ativar o rastreamento e o bloqueio remoto do seu smartphone, que são recursos que permitem que você localize, bloqueie ou apague o seu aparelho à distância, caso você o perca ou o tenha roubado. Assim, você pode tentar recuperar o seu smartphone, ou impedir que alguém acesse ou use os seus dados. Você pode ativar esses recursos nas configurações de segurança do seu smartphone, ou em serviços específicos, como o Encontre Meu Dispositivo do Google ou o Buscar iPhone da Apple.

9. Faça backup dos seus dados

A nona dica é fazer backup dos seus dados, ou seja, uma cópia de segurança dos seus arquivos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, contatos, mensagens e outros. Assim, você pode recuperar os seus dados caso você perca ou danifique o seu smartphone, ou caso você precise trocar ou formatar o seu aparelho. Você pode fazer backup dos seus dados em serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o iCloud, o OneDrive ou o Dropbox, ou em dispositivos físicos, como um computador, um HD externo ou um pendrive.

10. Cuidado com os acessórios

A décima e última dica é cuidado com os acessórios que você usa no seu smartphone, como capas, películas, carregadores, cabos, fones de ouvido e outros. Esses acessórios podem ajudar a proteger, personalizar ou melhorar o seu aparelho, mas também podem causar problemas ou danos, se não forem de boa qualidade ou compatíveis com o seu smartphone. Por isso, prefira acessórios originais ou homologados pelo fabricante do seu aparelho, e evite acessórios piratas, falsos ou de procedência duvidosa.

Espero que você tenha gostado dessas 10 dicas e procedimentos de segurança para smartphone, e que essas dicas e procedimentos de segurança para smartphone possam te ajudar a proteger o seu aparelho e a sua privacidade. Se você quiser saber mais dicas, curiosidades, tecnologias, você pode clicar nos links abaixo. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta