Dez fatos incríveis sobre o Sol

O Sol é fantástico, e não é a toa que é chamado de “Astro-Rei”. Dele depende a união do Sistema solar e toda a vida na Terra, já que é ele que fornece luz e calor a todos os seres vivos.
Veja dez fatos incríveis sobre o Sol e conheça mais sobre nossa grande e fascinante estrela.

-O Sol é uma das cem milhões de estrelas existentes na Via Láctea e surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Segundo teorias de vários cientistas, ele e o restante do Sistema Solar se formaram a partir de uma nuvem rotativa de gás e poeira gigante, conhecida como “Nebulosa solar”.

-O Sol já queimou cerca de metade de seu estoque de hidrogênio. Ele está em sua meia-idade e hoje é considerado um tipo de estrela chamada “Anã amarela”.

-Segundo cálculos de astrônomos, o Sol permanecerá como está por mais 5 bilhões de anos. Após isso, se expandirá e poderá engolir Mercúrio, Vênus e a Terra, assim se expandindo para uma gigante vermelha. E então, fase a fase, perderá camadas exteriores, se tornando uma estrela “Anã-branca” e por fim “Anã-negra”, até desaparecer.

-A luz do sol percorre em média 150 milhões de quilômetros para chegar à Terra, em uma velocidade luz de trezentos mil quilômetros por segundo. Calculando, isso dá em média oito minutos e vinte segundos para que a luz do Sol chegue até nós.

Leia também: “5 fatos surpreendentes sobre Mercúrio”

-O Sol leva de 225 a 250 milhões de anos solares para completar uma órbita no centro da Via Láctea, viajando 220 quilômetros por segundo.

-A temperatura do Sol ultrapassa 5.500 graus celsius. Em seu centro, calcula-se que a temperatura chegue a 15 milhões de graus centígrados.

-O sol libera uma energia equivalente a um milhão de bombas de hidrogênio, a cada segundo de brilho.

-O sol é cento e nove mil vezes maior do que o Planeta Terra, tendo 696.340 quilômetros de diâmetro, enquanto a Terra tem um raio de 6.371 quilômetros. Para se ter uma ideia, dentro do Sol cabem cerca de 1,3 milhões de Planetas Terra.

-Algumas partículas de material solar são lançadas no espaço e causam o vento solar, formando arcos luminosos nos polos da Terra. Esses fenômenos se chamam Aurora Boreal e Aurora Austral, respectivamente no Norte e no Sul.

-O sol é repleto de processos químicos e físicos intensos e constantes, sendo ele uma “bomba” de fusão nuclear que já vem explodindo a bilhões de anos. Nossa vida só é possível porque chegam até nós apenas “sobras” dessas reações.

Deixe uma resposta