A psicomotricidade é uma ciência fascinante que vai muito além do simples ato de mover-se. Conforme definido pela Associação Brasileira de Psicomotricidade, ela é um estudo que se debruça sobre o movimento humano, mas não apenas no sentido físico.
A psicomotricidade aborda a totalidade do ser, englobando não apenas os aspectos motores, mas também o psicológico, emocional e social. Ela busca compreender o porquê de nossos movimentos, como eles estão intimamente relacionados com nossa individualidade, história de vida e relações sociais.
Imagine um gesto simples como acenar. Você já se perguntou por que faz isso de uma certa maneira? A psicomotricidade nos faz entender que até um simples aceno é um ato carregado de significados, moldado pelas nossas experiências e pelo nosso contexto.
Não estamos falando apenas de atividades claramente motoras como esporte ou dança, mas de qualquer forma de expressão através do corpo. Isso inclui desde o nosso jeito de sorrir até como seguramos uma caneta. Esta ciência multidisciplinar cruza caminhos com a biologia, psicologia, psicanálise e sociologia para fornecer uma visão mais completa de como corpo e mente estão em constante diálogo.
Em resumo, a psicomotricidade não explora somente como nos movemos, mas também por que e com que implicações nós nos movemos da forma como fazemos. Ela é uma ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. O ponto de partida é uma visão global da pessoa, buscando entender especialmente três aspectos: o movimento do corpo, o desenvolvimento intelectual e o lado afetivo e emocional.
Veja também:
- Guia para aliviar dor nas costas
- 30 Curiosidades incríveis sobre os meteoros
- Como vender na internet em até 24 Horas
- 30 Curiosidades sobre o Sol