15 curiosidades sobre os anfíbios que você vai adorar saber

a small frog sitting on a branch in the woods
Photo by Daniel Higuita Tamayo on Pexels.com

Os anfíbios são animais fascinantes que vivem tanto na água quanto na terra. Eles são os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, há cerca de 370 milhões de anos. Eles possuem uma grande diversidade de formas, cores e comportamentos, que os tornam muito interessantes de se conhecer. Neste artigo, vamos te contar 15 curiosidades sobre os anfíbios que você vai adorar saber. Confira!

Leia também: 30 Curiosidades sobre a terra

1. Anfíbio significa “duas vidas” em grego, pois eles passam por duas fases distintas em seu ciclo de vida: a fase larval, que é aquática, e a fase adulta, que é terrestre. Na fase larval, eles respiram por brânquias, como os peixes, e na fase adulta, eles respiram por pulmões e pela pele, que é úmida e permeável.

2. Existem mais de 8.000 espécies de anfíbios no mundo, das quais mais de 7.000 são anuros (sapos, rãs e pererecas), cerca de 700 são urodelos (salamandras e tritões) e mais de 200 são gimnofionos (cobras-cegas). O Brasil é o país com maior diversidade de anfíbios, com mais de 1.000 espécies registradas.

15 curiosidades sobre os anfíbios que você vai adorar saber

3. Os anfíbios podem se reproduzir de 39 maneiras diferentes, dependendo da espécie. Alguns colocam seus ovos na água, outros na terra, outros nas plantas, outros no dorso da fêmea, etc. Alguns cuidam dos seus filhotes, outros os abandonam, outros os carregam na boca, etc. Alguns têm fecundação externa, outros interna, outros partenogenética, etc.

4. Os anfíbios têm uma língua longa e pegajosa, que usam para capturar suas presas, que são principalmente insetos e outros invertebrados. Eles não têm dentes para mastigar, por isso engolem suas presas inteiras. Alguns anfíbios podem comer animais maiores que eles, como ratos, cobras e até mesmo outros anfíbios.

5. Os anfíbios têm uma pele que secreta muco, que serve para hidratar, proteger e regular a temperatura do corpo. Alguns anfíbios também secretam veneno pela pele, que serve para se defender de predadores e parasitas. O veneno pode ser fatal para os humanos em alguns casos, como o da rã-dardo-dourada, que é considerada o animal mais venenoso do mundo.

6. Os anfíbios têm uma audição muito sensível, que usam para se comunicar e se localizar. Eles produzem sons variados, como coaxar, grasnar, piar, assobiar, etc. Cada espécie tem um som característico, que serve para atrair parceiros, demarcar território, alertar sobre perigos, etc. Alguns anfíbios também se comunicam por gestos corporais, como levantar o braço, balançar a cabeça, abrir a boca, etc.

7. Os anfíbios têm uma visão muito boa, que usam para caçar e se orientar. Eles têm olhos grandes e salientes, que podem se mover independentemente um do outro. Eles podem ver tanto na luz quanto na escuridão, e alguns podem até ver cores. Alguns anfíbios têm olhos transparentes, que permitem ver através das pálpebras.

8. Os anfíbios têm um olfato muito desenvolvido, que usam para reconhecer alimentos, predadores, parceiros e territórios. Eles têm narinas externas e internas, que se abrem e se fecham alternadamente. Eles também têm um órgão vomeronasal, que capta substâncias químicas dissolvidas na água ou no ar.

9. Os anfíbios têm um paladar muito apurado, que usam para identificar alimentos e venenos. Eles têm receptores gustativos na língua, na boca e na pele. Eles também têm um órgão de Jacobson, que é uma cavidade na boca que recebe partículas de alimento e as analisa quimicamente.

10. Os anfíbios têm um tato muito sensível, que usam para sentir vibrações, pressões, temperaturas e texturas. Eles têm receptores táteis na pele, na língua e nos órgãos internos. Eles também têm uma linha lateral, que é um sistema de canais e poros na cabeça e no corpo que detecta movimentos na água.

11. Os anfíbios têm uma capacidade de regeneração muito impressionante, que usam para se recuperar de ferimentos, doenças e predadores. Eles podem regenerar partes do corpo, como cauda, patas, olhos, coração, cérebro, etc. Alguns anfíbios podem até mudar de sexo, se houver necessidade de equilibrar a proporção de machos e fêmeas na população.

12. Os anfíbios têm uma adaptação muito curiosa, que é a capacidade de mudar de cor, que usam para se camuflar, se aquecer, se comunicar e se proteger. Eles podem mudar de cor de acordo com a luz, a temperatura, a umidade, o humor, etc. Eles fazem isso por meio de células especiais na pele, chamadas cromatóforos, que contêm pigmentos de diferentes cores.

13. Os anfíbios têm uma habilidade muito incrível, que é a capacidade de voar, que usam para se locomover, se dispersar, se alimentar e se reproduzir. Eles não têm asas, mas sim membranas entre os dedos, que funcionam como paraquedas ou planadores. Eles podem saltar e planar por longas distâncias, chegando a até 15 metros de altura e 45 metros de comprimento.

14. Os anfíbios têm uma resistência muito surpreendente, que usam para sobreviver a condições extremas, como frio, calor, seca, fome, etc. Eles podem entrar em estados de dormência, como hibernação ou estivação, que são períodos de inatividade e redução do metabolismo. Eles podem ficar enterrados no solo, cobertos por uma camada de muco, ou congelados no gelo, por meses ou até anos.

15. Os anfíbios têm uma importância muito grande, que usam para contribuir com o equilíbrio ecológico, a saúde humana e a cultura. Eles são indicadores de qualidade ambiental, pois são sensíveis às alterações do meio. Eles são fontes de alimento, remédio e inspiração para muitas pessoas e povos. Eles são protagonistas de lendas, mitos, fábulas e obras de arte.

Essas foram algumas curiosidades sobre os anfíbios que você vai adorar saber. Esperamos que você tenha gostado e que se interesse mais por esses animais maravilhosos. Até mais…

Leia também: 30 Curiosidades sobre o Sol

Veja também: 5 dicas para ficar milionário em 2024

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta