28 curiosidades sobre o Titanic que vão surpreender você

Um dos mais famosos e também um dos mais trágicos navios da história: assim foi o Titanic. Em 1912, ele iniciou sua viagem inaugural partindo de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos, mas nunca chegou ao seu destino. Na noite de 14 de abril, ele colidiu com um iceberg e afundou em menos de três horas, levando consigo mais de 1.500 pessoas.

O naufrágio do Titanic é um dos eventos mais estudados e retratados da história, mas ainda há muitos fatos surpreendentes e curiosos você talvez não saiba. Neste artigo, vamos apresentar 29 deles. Vamos lá?

Em sua época o Titanic era o maior navio do mundo, com 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura. Ele tinha capacidade para transportar até 3.547 pessoas e pesava mais de 46 mil toneladas.

1. O Titanic era considerado um navio de luxo, com instalações confortáveis e sofisticadas. Tinha piscina, academia, quatro elevadores, salão de beleza, barbearia biblioteca, restaurante, café, sala de leitura e escrita, sala de recepção, sala de jantar, sala de estar, sala de música e salão para fumantes.

2. O Titanic era dividido em três classes de passageiros: primeira, segunda e terceira. A primeira classe era a mais privilegiada e cara, com cabines elegantes e espaçosas, acesso a todas as áreas do navio e refeições requintadas. A segunda classe era um pouco mais modesta, mas ainda assim confortável, com cabines menores e acesso a algumas áreas do navio. A terceira classe era simples e barata, com cabines coletivas apertadas, refeições simples e acesso limitado ao navio.

3. O Titanic custou cerca de 7,5 milhões de dólares para ser construído, valor que hoje equivale a cerca de 200 milhões de dólares. Ele foi construído pela empresa Harland and Wolf sob encomenda da White Star Line, uma companhia britânica de navegação. A construção foi em Belfast, na Irlanda do Norte, e o navio levou cerca de três anos para ficar pronto, desde o início da construção em 1909 até seu lançamento ao mar em 1911. 

4. Das quatro chaminés do Titanic, três eram funcionais e a quarta era apenas decorativa. Ela servia como depósito para cadeiras, mesas de convés, equilibrava a ventilação e também dava um ar mais imponente ao navio.

5. O Titanic levava a bordo 2.224 pessoas, sendo 1.316 passageiros e 908 tripulantes. Entre os passageiros, havia 325 da primeira classe, 285 da segunda classe e 706 da terceira classe. Já na tripulação havia 66 oficiais e marinheiros, 325 foguistas e maquinistas, 494 atendentes e serventes e 23 músicos.

6. Entre os passageiros famosos do Titanic, estavam o magnata John Jacob Astor, um dos homens mais ricos do mundo na época, além de artistas, esportistas e várias outras pessoas famosas.

7. O Titanic estava levando a bordo passageiros de 27 nacionalidades diferentes; a maioria era de origem britânica, mas também havia americanos, irlandeses, escandinavos, canadenses, franceses, alemães, italianos, russos, poloneses, belgas, holandeses, suíços, espanhóis, portugueses, gregos, turcos, sírios, libaneses, egípcios, argentinos, chilenos, mexicanos, cubanos, uruguaios e chineses.

8. Entre os 13 casais que estavam em lua de mel no Titanic estavam John Jacob Astor e Madeleine Astor, que tinham se casado em setembro de 1911. Ocupando uma das suítes mais luxuosas do navio, eles estavam voltando de uma viagem pela Europa e pelo Egito. Infelizmente John morreu no naufrágio, mas Madeleine sobreviveu e deu a luz a um filho em agosto de 1912.

9. Das 107 crianças a bordo, 56 eram da primeira classe, 24 da segunda classe e 27 da terceira classe. Apenas seis crianças da primeira classe e uma da segunda classe morreram no naufrágio, enquanto 52 da terceira classe perderam a vida. A vítima mais jovem no Titanic Sidney Leslie Goodwin, um bebê de 19 meses que viajava com seus pais e cinco irmãos da terceira classe. A criança morreu no naufrágio e seu corpo foi encontrado alguns dias depois, mas sua identidade só foi confirmada em 2007, através de teste de DNA.

10. O Titanic partiu de Southampton às 12h15 de 10 de abril de 1912, com destino a Nova York. Ele fez duas paradas no caminho, uma em Cherbourg, na França, e outra em Queenstown, na Irlanda, para embarcar e desembarcar passageiros e carga. Deixou Queenstown às 13h30 de 11 de abril, seguindo para o Atlântico Norte.

11. Apesar de o Titanic ter recebido vários avisos de iceberg no caminho, enviados por outros navios que navegavam pela mesma rota, o capitão Edward Smith não levou esses avisos a sério. Além disso, o operador de rádio do Titanic estava ocupado transmitindo mensagens pessoais dos passageiros para a Terra e não deu a devida atenção aos alertas.

12. A colisão do Titanic com o iceberg ocorreu às 23h40 do dia 14 de abril, quando o navio estava a cerca de 600 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá. O iceberg rasgou o casco do navio por cerca de 90 metros, abrindo uma fenda que permitiu a entrada de água em seis dos 16 compartimentos estanques do navio. O Titanic foi projetado para resistir ao alagamento de até quatro compartimentos, mas não de seis. Ao perceber que o navio estava condenado, o capitão Smith ordenou a evacuação dos passageiros e enviou sinais de socorro.

13. O Titanic tinha 20 botes salva-vidas, com capacidade para 1.178 pessoas, mas esses botes não foram usados de forma eficiente. Por falta de organização, treinamento e falta de comunicação entre população e passageiros, muitos partiram com menos da metade de sua lotação. Além disso, havia uma preferência por salvar mulheres e crianças, deixando muitos homens para trás. Apenas 706 pessoas conseguiram embarcar nos botes e sobreviver ao naufrágio.

14. O Titanic afundou às 2h20 do dia 15 de abril, cerca de duas horas e 40 minutos após a colisão. Ele se partiu em dois pedaços.

15. O Titanic enviou sinais de socorro por rádio e por foguetes, mas infelizmente nem todos os navios que os receberam puderam ajudar. Inacreditavelmente, o navio mais próximo era o Californian a cerca de 30 quilômetros de distância, que ignorou os sinais devido ao seu operador de rádio estar dormindo e sua tripulação não ter reconhecido os foguetes como um pedido de ajuda. O navio que respondeu ao chamado foi o Carpathia, mas ele estava a cerca de 100 quilômetros de distância e levou cerca de quatro horas para chegar ao local do naufrágio .

16. O Carpathia chegou ao local do naufrágio às 4h10 do dia 15 de abril, e começou a resgatar os sobreviventes dos botes salva-vidas. Ele conseguiu recolher 705 pessoas e partiu às 8h50, levando os sobreviventes para Nova York. Ainda assim deixou para trás alguns botes que ainda tinham ocupantes vivos, pois temia ser atacado por submarinos alemães, que estavam em guerra com a Grã-Bretanha.

17. Além do Carpathia, também participaram do resgate os navios Californian, o Mount Temple, o Frankfurt, o Birma, o Olympic, o Virginian e o Mackay-Bennett. Eles ajudaram a procurar por corpos e destroços, mas não encontraram mais sobreviventes. O responsável por recolher a maioria dos corpos foi o Mackay-Bennett. Esse navio levou cerca de 306 corpos, mas teve que deixar alguns no mar, por falta de espaço e de material para conservá-los.

18. A temperatura da água no local do naufrágio era de cerca de -2°C, causando hipotermia nos náufragos. A hipotermia é uma condição em que a temperatura corporal cai abaixo de 35°C, provocando tremores, confusão, perda de consciência e morte. Foi a hipotermia a causa da morte da maioria das vítimas, e não o afogamento. Algumas pessoas conseguiram sobreviver por mais tempo na água, graças à roupa que usavam, à gordura corporal que tinham, ou à sorte de ficarem perto de algum objeto flutuante.

19. Junto com o Titanic afundaram muitos objetos de valor, como dinheiro, joias, obras de arte, cartas, documentos, fotografias, instrumentos musicais, livros, brinquedos, roupas, entre outros. Alguns desses objetos foram recuperados pelos navios de resgate, mas a maioria ficou no fundo do mar, junto com os destroços do navio. Alguns objetos foram encontrados por expedições submarinas, mas muitos ainda estão desaparecidos ou deteriorados pela ação do tempo e da água.

20. O naufrágio do Titanic causou um grande impacto na sociedade da época, gerando indignação, comoção, investigação, julgamento, luto, reforma e inspiração. O Titanic se tornou um símbolo da arrogância humana, da tragédia marítima, da desigualdade social, da coragem heroica, da sobrevivência milagrosa, da memória histórica e da imaginação artística.

21. Com o naufrágio do Titanic, novas leis e regulamentos para a segurança da navegação foram criadas, como a exigência de que todos os navios tivessem botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, a obrigatoriedade de que os operadores de rádio ficassem de plantão 24 horas por dia, a padronização dos sinais de socorro, a criação de uma convenção internacional para a salvaguarda da vida humana no mar, a formação de uma patrulha internacional de gelo, entre outras medidas.

22. O naufrágio do Titanic também estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas para a exploração submarina, como o radar, o sonar, o submarino, o robô, o mergulho, a fotografia, a filmagem, a iluminação, a restauração, a conservação, entre outras ferramentas. Essas tecnologias e técnicas permitiram a localização, a identificação, o estudo, o mapeamento, a documentação, a recuperação e a preservação dos destroços do navio e dos objetos que ele carregava.

23. O naufrágio do Titanic inspirou diversas obras de arte, como filmes, livros, peças de teatro, musicais, canções, esculturas, pinturas, entre outras expressões. Algumas dessas obras são baseadas em fatos reais, outras são ficcionais, mas todas tentam retratar ou recriar o drama, o romance, o horror, o mistério, a aventura, a emoção, magia, a beleza, a fantasia, a lição, a mensagem, o significado, o legado do Titanic.

24. Mesmo estando a quase quatro quilômetros de profundidade no oceano, o Titanic é um dos navios mais famosos e visitados do mundo. Desde que foi encontrado em 1985, por uma equipe liderada pelo explorador Robert Ballard, o Titanic recebeu mais de 150 visitas de expedições científicas, jornalísticas, turísticas, comerciais, artísticas, religiosas, educacionais, entre outras. Algumas dessas visitas levaram objetos do navio para a superfície, outras deixaram objetos no navio, como flores, placas, bandeiras, placas, medalhas, entre outros tributos.

25. O Titanic tinha um gato preto chamado Jenny, que era o mascote da tripulação e tinha acabado de ter uma ninhada de gatinhos. Jenny os cuidava em uma caixa no navio, mas na manhã do dia do naufrágio ela foi vista carregando seus filhotes para fora do navio, como se quisesse abandoná-lo. Alguns marinheiros interpretaram isso como um sinal de má sorte, e decidiram deixar o navio também. Eles foram alguns dos poucos da tripulação que sobreviveram.

26. A orquestra do Titanic era formada por oito músicos, que tocavam em diferentes momentos e lugares do navio para entreter os passageiros. Eles eram Wallace Hartley, Roger Bricoux, Theodore Brailey, John Hume, John Clarke, John Woodward, Percy Taylor e George Krins. Eles não eram empregados da White Star Line, mas de uma agência musical. Eles não tinham a obrigação de ficar no navio em caso de emergência, mas eles decidiram ficar e tocar até o fim, para acalmar os passageiros. Esses oito músicos morreram no naufrágio e foram homenageados como heróis.

27. O Titanic carregava um livro sagrado chamado The Rubaiyat of Omar Khayyam, que era uma coleção de poemas do poeta persa Omar Khayyam, traduzidos pelo poeta inglês Edward FitzGerald. O livro era uma edição valiosa e rara, que tinha sido vendida em um leilão em Londres, por 405 libras, para um colecionador americano. Ele estava sendo transportado no Titanic em uma mala de couro, mas nunca chegou ao seu destino. Dado como perdido, o livro foi recuperado em 2011, por um mergulhador que encontrou a mala de couro no fundo do mar e dentro dela, o livro intacto.

28. A bordo do Titanic estava o famoso tenista suíço-americano Richard Norris Williams. Ele viajava na primeira classe com seu pai, que morreu no naufrágio. Ele conseguiu sobreviver, mas ficou com as pernas congeladas pela água gelada. Os médicos do Carpathia queriam amputar suas pernas, mas ele se recusou. Richard se recuperou, e continuou jogando tênis, tendo ganhado vários torneios, incluindo o US Open, o Wimbledon e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1924.

E você, gostou dessas curiosidades incríveis sobre o Titanic? Escreva nos comentários, e não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Leia também: Você Sabia? 20 Fatos Surpreendentes Sobre a Filha Mais Velha da Família Addams

Deixe uma resposta