Você provavelmente já ouviu falar do game e do filme “Terror em Silent Hill,”, mas talvez não conheça Centralia, uma pequena cidade americana que tem muito em comum com o que é retratado em ambos. É sobre essa cidade que vamos conhecer um pouco mais hoje. Afinal, o que aconteceu com Centralia?
Tudo começou em 27 maio de 1962. O dia seguinte seria uma data comemorativa importante, uma homenagem aos heróis mortos da Segunda Guerra Mundial. Tudo estava sendo organizado, mas havia um problema: o cheiro forte e ruim que vinha do aterro sanitário local.
A solução encontrada foi incendiar o aterro, e foi aí que começou o pesadelo dessa pequena cidade da Pensilvânia.
Os responsáveis pela queima do lixo começaram o trabalho, e quando uma quantidade satisfatória de lixo foi consumida, bombeiros voluntários foram até o local para apagar o fogo. O que ninguém esperava é que, abaixo dos pés dos moradores, chamas se espalhavam de forma incontrolável por um labirinto de túneis subterrâneos. E só dois dias depois os moradores se deram conta, quando o tempo seco e o calor vindo do fogo subterrâneo fizeram com que o lixo visível na superfície do aterro voltasse a pegar fogo.
Carvão
A explicação por trás de tudo veio não só da imprudência ao começar o incêndio, mas também de péssimas decisões das autoridades da cidade, que anos antes criaram o aterro sanitário violando normas de segurança. O aterro havia sido criado em uma mina de carvão desativada que não teve seus túneis selados de maneira segura e correta. O resultado foi os gases inflamáveis dessas minas alimentando o fogo colocado no lixo, e assim começou o incêndio que acabou com a cidade e já dura mais de sessenta anos.
O incêndio com mais de quinze quilômetros de extensão também foi facilitado pela falta de inspeção após a construção do aterro, algo que poderia ter detectado os erros e consertado-os a tempo.
Após vários dias com os bombeiros inutilmente tentando apagar o fogo, finalmente a razão dele foi encontrada: os túneis. E após uma visita de autoridades federais, foi detectado o monóxido de carbono resultado do carvão queimando abaixo do solo.
O fim da cidade
Alguns anos se passaram antes que Centralia virasse praticamente uma cidade fantasma. As pessoas foram vivendo ali e convivendo com o calor e os gases tóxicos aumentando. Porém, o chão começou a ceder em diversos lugares, várias construções foram demolidas, e uma avenida próxima desabou.
Com o perigo aumentando cada vez mais, os moradores foram sendo indenizados pelos prejuízos e problemas de saúde que surgiram, e aos poucos foram morar em outras cidades dos Estados Unidos.
Leia também: Tudo sobre a Estátua da Liberdade
Como está Centralia agora?
Por incrível que pareça, sete pessoas ainda moram em Centralia. Após muitas tentativas de acordo, em 2013 o Governo autorizou que vivam lá até o fim de suas vidas, mas suas residências pertencerão ao Estado após seu falecimento e não poderão ser vendidas nem deixadas para parentes, já que o Governo segue buscando total evacuação da cidade. Estimativas apontam que Centralia ainda queimará por aproximadamente duzentos e cinquenta anos.
Veja também em vídeo, e se não esqueça de dar like e se inscrever no canal:
Siga o Refugio Invertido também no Instagram!
Imagem do topo: Blog “Boca do inferno”
1 Comment