10 curiosidades sobre Shih tzu que você precisa saber

Os Shih tzus são cães de pequeno porte, com pelagem longa e sedosa, que encantam pela sua fofura e personalidade. Eles são muito populares entre os brasileiros, que adoram ter esses companheiros em seus lares. Mas você sabe tudo sobre essa raça? Confira a seguir 10 curiosidades sobre Shih tzu que você precisa saber:

1. O nome Shih tzu significa “cão leão” em chinês, pois eles se parecem com os leões da mitologia oriental. Eles também são chamados de “cães sagrados”, pois acredita-se que eles foram criados pelos monges tibetanos para serem guardiões dos templos.

2. Os Shih tzus são uma das raças mais antigas do mundo, com registros que datam de mais de 2 mil anos atrás. Eles são descendentes de cães da China e do Tibete, e foram muito apreciados pela nobreza e pela realeza chinesa, que os presenteavam como símbolos de sorte e prosperidade.

3. Os Shih tzus têm uma variedade de cores e padrões de pelagem, que podem ser sólidos, bicolores ou tricolores. As cores mais comuns são branco, preto, marrom, dourado, cinza e vermelho. Eles também podem ter manchas ou máscaras na face.

4. Os Shih tzus são cães muito inteligentes, curiosos e brincalhões, que adoram aprender truques e se divertir com seus donos. Eles também são muito carinhosos e apegados, e gostam de receber atenção e carinho. Eles se dão bem com crianças, idosos e outros animais, desde que sejam socializados desde cedo.

5. Os Shih tzus são cães ideais para apartamentos ou casas pequenas, pois não precisam de muito espaço nem de muito exercício. Eles se adaptam bem a qualquer ambiente, e são tranquilos e silenciosos. Eles só precisam de passeios regulares e de brinquedos para se manterem ativos e felizes.

6. Os Shih tzus são cães braquicefálicos, ou seja, têm o focinho achatado e o crânio largo. Isso pode causar alguns problemas de saúde, como dificuldade respiratória, roncos, espirros, olhos secos, infecções de ouvido e dentes tortos. Por isso, eles precisam de cuidados especiais, como limpeza dos olhos, das orelhas e dos dentes, e evitar o calor excessivo.

7. Os Shih tzus têm os olhos grandes e salientes, que lhes dão uma expressão doce e cativante. Mas isso também os torna mais vulneráveis a lesões, irritações e infecções. Por isso, é importante proteger os olhos dos Shih tzus de objetos pontiagudos, poeira, vento e luz solar, e limpar os olhos com um pano úmido ou uma solução oftálmica.

8. Os Shih tzus têm uma pelagem longa e abundante, que pode chegar até o chão. Isso requer uma escovação diária, para evitar nós, emaranhados e sujeira. Eles também precisam de banhos frequentes, com produtos adequados para o seu tipo de pelo, e de tosas regulares, para manter o pelo saudável e bonito.

9. Os Shih tzus são cães muito gulosos, que adoram comer e pedir comida. Isso pode levar à obesidade, que pode causar problemas como diabetes, artrite, problemas cardíacos e respiratórios. Por isso, é importante controlar a alimentação dos Shih tzus, oferecendo uma ração de qualidade, na quantidade adequada, e evitando petiscos e alimentos humanos.

10. Os Shih tzus são cães muito teimosos, que gostam de fazer as coisas do seu jeito. Eles podem ser difíceis de adestrar, pois se distraem facilmente e perdem o interesse. Por isso, é preciso ter paciência, persistência e criatividade, e usar reforços positivos, como elogios e recompensas, para ensinar os Shih tzus a obedecer.

Então é isso pessoal. Se você gostou, por favor, compartilhe com os seus amigos e familiares. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou crítica, por favor, deixe um comentário abaixo.

Obrigado por ler o meu artigo. Que o conhecimento te ilumine e te inspire. Até a próxima!

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta